08 setembro 2010

PROJECTOA2

Hoy tuve la suerte de conocer este maravilloso proyecto portugués de manos de mi hermana, me encantan las piezas que tienen de elogio a la feminidad y el universo femenino, BORDAR A VIDA
quem som
Maria Cristina Vilarinho Martins , nasceu e viveu no Porto. É designer gráfica por opção, pela Escola Superior de Artes e Design ESAD, de Matosinhos, mas faz da cerâmica a sua profissão há mais de 12 anos.Actualmente desenvolve projectos para o lar, como serviços de mesa em porcelana, e tambem objectos e ilustrações para o publico infantil.
Actualmente desenvolve funções como formadora e paralelamente desenvolve projectos de cerâmica de autor com um ceramista/designer na empresa Projecto a2.

Alberto Carlos Azevedo, portuense(1968)de nascimento e vimaranense por adopção.Com grande paixão pelas Artes e Ofícios, faz a sua formação em Coimbra – Cearte, na área da cerâmica.
Trabalha em oficina própria nas áreas de Olaria de roda, Modelação cerâmica, Rakú e Serigrafia cerâmica desde 1997, desenvolvendo projectos pessoais e em parceria com gabinetes de Design e Arquitectura. Desde 1999 que desenvolve um projecto de cerâmica no Estabelecimento Prisional de Paços Ferreira, formando a sua população nas áreas de olaria, modelação, pintura, desenho técnico, tecnologia e materiais, e história da cerâmica.
Actualmente desenvolve funções como formador e paralelamente desenvolve projectos de cerâmica de autor com uma ceramista/designer na empresa Projecto a2.

ACERCA
Projecto a2 é composto por artesãos-designers que expressam através da cerâmica, o seu modo de ver, sentir e relacionar-se com o mundo que os rodeia. A versatilidade é uma das caracteristicas mais prementes deste atelier, pois abrange desde o design enquanto disciplina conceptual e projectual que antecede a execução dos objectos , como a azulejaria contemporanea e clássica, a modelação e a olaria em diversos materiais como por exemplo a porcelana e o grès, murais cerâmicos , ou ainda a ilustração e a serigrafia.
Têm como objectivo propor objectos e soluções que se relacionem ou estabeleçam um diálogo com quem os procura. Qualidade, criatividade e inovação, são valores presentes no trabalho deste atelier.








bordar a vida

“Bordar a Vida”, é um elogio ao universo feminino.
É urgente um outro mundo, mais humano e justo, mais alegre e criativo, mais responsável e em sinergia com a natureza, é urgente um paradigma feminino.

Os bordados de Guimarães, serviram de inspiração às peças que aqui se apresentam : são delicadas peças em porcelana, ora em relevo, ora pintadas à mão que exaltam simultaneamente a delicadeza e a complexidade do feminino, quer seja a subtileza do traço, a frescura floral dos motivos, ou a composição mais emaranhada das diversas texturas que os vários pontos permitem.

PROJECTOA2